LAOS…ou melhor  Luang Prabang! 

Bom vou pular a Tailândia e postar primeiro desse país um pouco mais curioso, Laos!   Estávamos em Chiang Rai cidade ao norte da Tailândia de onde pegaríamos a van que nos levaria até a fronteira para pegar o barco, isso mesmo, decidimos encarar a viagem de dois dias de barco pelo Mekong até o Laos!!!!Acordamos cedinho pois a van nos buscou as 6:30 da manhã !

Foi rápido o caminho até a fronteira e as fronteiras foram bem agilizadas. Assim que nos liberaram já fomos bem rápido escolher um bom lugar, afinal seriam 9 horas de barco por dois dias e o barco não é nenhum barco de cruzeiro não rs, é um barcão de madeira aonde colocaram várias poltronas meio soltas de ônibus!Sem espaço para as pernas e sem reclinar com um ventão no rosto, o que foi ótimo se pensar no calorão que estava!

E lá fomos nós,o rio estava muito tranquilo e o balanço do barco não incomoda, dormimos, lemos, comemos, conversamos e foi um pouco cansativo mas já pegamos vans e ônibus muito mais exaustivos.

A paisagem é bem bonita, muitas árvores e bancos de areia, búfalos se banhando no rio,crianças, barquinhos e casinhas de madeira bem simples! Ahh e também passavam ao nosso lado vários “speed boats”, dizem que são extremamente perigosos e que acidentes ocorrem com frequência e deve ser verdade pois todas as pessoas no barquinho vão de capacete, desses iguais de moto. Por volta das seis da tarde chegamos no vilarejo aonde iríamos passar a noite pois o barco não navega mais pela visibilidade e foi um santo intervalo. Achamos um quartinho com um colchão terrivel rs mas por um bom preço e ficamos todos lá! Saímos para comer e conhecer a vila e já sentimos que as pessoas no Laos são mais amigáveis que na Tailândia,aonde tive a impressão que para a maioria das pessoas o turista = $$$! No jantar conversei bastante com a Mari cada dia gosto mais dela e vai ser difícil dar tchau!Para entenderem: a Mari e o marido Laurent, um belga abrasileirado,se tornaram nossos amigos lá na Tailândia e viajamos por 20 dias juntos! Eles nem iam para o Laos mas decidiram ir conosco! Parceria nota 10! Amizade que vai ficar!!!

No outro dia mais nove horas de barco e finalmente chegamos a Luang Prabang!

Luang Prabang é muito, mas muito legal! É diferente de qualquer cidade que eu vi, a interação da natureza com aqueles casarões super antigos com arquitetura francesa traz um clima maravilhoso para a cidade! Sem grandes avenidas, muito verde, coqueiros, bananeiras, o rio Mekong cortando toda a cidade, pontes de bambu e finalmente a comida aonde depois de meses encontramos muitos cafés e padarias no estilo francês com diversos pães e sanduíches e tudo muito bom! Todos os dias tem várias barraquinhas na rua principal com a mulherada vendendo baguetes MARAVILHOSOS com tudo que você quiser no meio!Alguns dias( muitos) nossos almoços e jantares foram baguete com frango e abacate! Já tenho saudade só de lembrar! E claro um shake de manga! E tudo era um pouquinho mais do que um dólar!         O que nos impressionou muuuuito foi a cachoeira chamada Kuang Si, uns 32km fora da cidade! Pegamos um tuk tuk e para os quatro pagamos mais ou menos 20 dólares! É linda! A cor da água é impressionantemente verde. São 4 níveis que se originam na cachoeira maior e formam diversas ” piscinas ” aonde você pode entrar e dar uma refrescada ( a água é congelante mas tínhamos que ir). Foi um deleite para nossos olhos aquilo tudo!!!!      

Decidimos pegar um tuk tuk no dia seguinte para visitar os vilarejos ao redor de Luang Prabang, é BEM complicado lidar com os motoristas de tuk tuk, achamos que ele nos deu uma enrolada e não nos levou exatamente para os vilarejos mais distantes mas ainda assim foi legal!!! Entramos em uma escolinha e foi a sensação, eles nos seguiam, parecia uma procissão!!! Aqueles olhinhos curiosos demais e a maioria bem tímida!!! Os mercadinhos super simples,em toda a cidade que me lembraram muito as vendinhas em Apucarana aonde eu ia comprar doce todo dia a tarde rsss.

     Ficamos no total dez dias em Luang Prabang pois simplesmente adoramos ali e Vientiane não nos chamou muito a atenção!Ficamos descansando,pulando de café em café,conversando e também andamos de bicicleta pela cidade e foi muito legal apesar do calor!

Outra coisa bonita de ver é a chamada ” Alms Giving”,todos os dias pela manhã os monges passam recolhendo as oferendas para a última refeição que farão no dia! Foi interessante assistir essa cerimônia budista ainda meio sonolentos de acordar as cinco da manhã ! Vida de viajante é difícil!!

Seguimos para Vientiane e decidimos ficar um dia lá com a Mari e o Laurent e ver o início das comemorações do ano novo, que é movido a muita água, podendo ser  banho de balde, mangueira e tudo mais que for possível!mas a coisa ficou feia mesmo no Myanmar, e será contada com detalhes na próxima postagem!

Aproveitamos para cortar os cabelos ( pelo próprio Laurent rss) e o Dadá deu um jeitinho na minha unha hahahaha foi uma tarde engraçadíssima!

Dali cada um teve que tomar o seu rumo,infelizmente! Nos seguimos para o Myanmar e eles para o Vietnã! Mas com a certeza que logo nos encontraremos denovo!

    Um pouco mais do Laos:                       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s