CAMBODIA…e a grandiosidade de Angkor Wat!

Esse Post vai ser mais de fotos do que de palavras tamanha a beleza que vimos no Cambodia, mais precisamente em Angkor Wat!

Saimos cedinho de Ho chi min no Vietnã em direção a Siem Riep no Camboja. A fronteira e o visto foram super tranquilos.

O Camboja tem uma história extremamente triste, absurdos aconteceram ali, resumidamente quando o partido comunista , Khmer Vermelho venceu a guerra e entrou na capital a destruição do povo do Camboja começou. Monges foram executados,médicos,advogados, professores, vendedores,todos da cidade foram obrigados a ir para o interior trabalhar arduamente no campo. Dois milhões de moradores da capital tiveram 72 horas para esvaziar a cidade. Se o governo achasse que alguém não estava trabalhando o suficiente executavam, incluindo mulheres grávidas. O dinheiro é as propriedades da população foram tomados pelo governo. O líder, Pol Pot, acreditava que para a pureza funcionar de fato todo o individualismo tinha de ser banido e por isso todos os vestígios de pensamento individual deveria ser destruído.
Crianças eram arrancadas dos pais e criadas para que fossem soldados com prazer em torturar e matar.
Estima se que até 1979 quando acorreu a queda do governo quase 2 milhões de pessoas foram mortas, isso significava 25% da população!!!
E para mim,até agora o Camboja foi o país que me deu a sensação do povo ser mais sofrido, não é a toa ne?!

Fomos direto para Siem Riep mas durante todo o trajeto podemos ver como vivem 80% da população que moram e vivem do campo, pois as estradas de terra esburacadas passavam no meio das vilas e apesar de cansativo eu não conseguia sair da janela e parar de olhar as pessoas, as çriancas brincando na terra, os cachorros, búfalos enfim tudo me encantava!

A viagem levou umas 15 horas no total, chegamos a noite cansados  e só saímos para comer.
No outro dia saimos para procurar outro hotel ,conhecer a cidade e arrumar tudo para nossos dias visitando os maravilhosos templos de Angkor Wat.
A cidade é bonitinha mas sem muita coisa para fazer, nos espantamos com a quantidade de turistas!! Era demais, uma concentração absurda nas ruasdas.Claro que eram turistas de todas as idades e estilos mas a quantidade impressiona.E o engraçado é que muuuuuuitos usam praticamente um unifome composto de calça largona com estampa de elefante, camiseta ou regata de cerveja e óculos de sol espelhado, juro que chega a ser engraçado!!!
Trocamos de hotel e acertamos com o nosso motorista do Tuk Tuk  para passar os três dias que tínhamos direito pelos tickets nas ruínas em Angkow Wat ( eles costumam cobrar 15 dólares por dia nos claro na choradinha conseguimos um desconto para os 3 dias rs).
Sairíamos no outro dia as sete e meia da manhã, as ruínas sãos próximas da cidade pode se fazer de bicicleta mas com o calor que faz ali é bem complicado então a maioria opta pelos Tuk Tuk e nós não nos arrependemos pois é uma experiência muito legal.

O complexo é dividido em grande e pequeno circuito, decidimos começar pelo grande e deixar os templos  mais famosos e maiores para o segundo dia!

Ficamos chocados com o que vimos por lá, não tem como não ficar imaginando como aquilo tudo era na época em que foram construídos! Os templos são gigantes e extremamente detalhados nas paredes! É lindo demais e, pelo menos para nós, parece que o lugar tem uma energia toda especial,com toda certeza foi uma das coisas mais lindas que vimos em quase um ano de viagem!

Muitas vezes só havia eu e o Da nos templos, subíamos lá no alto e ficávamos sentados curtindo a energia do lugar, admirando a paisagem, tomando uma água de côco e jogando conversa fora!!!

Fizemos os três dias de tour, começávamos cedo e terminávamos quase no por do Sol e exaustos devido ao calor mas felizes da vida!

A quantidade de crianças que te abordam vendendo de tudo assim que você desce do Tuk Tuk na entrada de cada templo é bem grande e a habilidade na negociação também! Chega a ser engraçado mas é triste também pois elas são forçadas a fazer isso e comprando estaríamos só prejudicando ainda mais a vida delas mas a lábia para vender da criançada é muito boa!

Algumas nos acompanharam até o templo, como se fossem guias e no final veio a conta né! Queriam “um dóóóóólar” cada!
Não demos, mas demos muita atenção,morreram de rir com o Dadá que se empolgou e foi ajudar os pedreiros na reconstrução de um dos templos!!!
As menininhas principalmente são lindas demais no Camboja, demais! Da vontade de levar para casa!