MALASIA….e o fantástico Thaipusam

A Malásia nos trouxe muitas surpresas legais! A começar pelo casal maravilhoso e gente finíssima que nos recebeu na casa deles em Kuala Lumpur, passando pela cidade super agradável de George Town em Penang e finalizando com uma das coisas mais incríveis que já vi: o Thaipusam.
Vou falar mais desse festival ao final do blog.

IMG_2520-0
Foi aqui na Malásia,e mais ainda depois do Thaipusam, que senti mais forte o peso da viagem em mim! Comecei a refletir ainda mais sobre nossa experiência e a me dar conta de como isso está mudando tudo o que pensávamos e saber que isso é só o começo me deixa ainda mais animada e ansiosa para enfrentar esse mundão! Também fiquei bem mal nesses últimos dias, com bastante febre e nesse período que tive que ficar mais parada posso dizer que só o corpo ficou parado porque a mente não parava de trabalhar digerindo tanta informação!

Nossa primeira parada foi na cidade de Melaka, ficamos apenas um dia e meio lá pois a cidade não nos agradou muito! É uma cidadezinha pequena,bonitinha mas acho que calma demais para nosso estilo de viagem! Eu até que achei fofa com um monte de luzes a noite ao redor do rio mas o Da não gostou nada de lá!

IMG_2320

IMG_2344</a
De lá seguimos para Kuala Lumpur e foi uma grata surpresa! Fomos recebidos pela Sarra e o Allouau por uma semana e nos demos muito bem! Ela é da Tunísia morava em Paris e agora mora aqui com o marido que é da Algeria e já viajou meio mundo também!

IMG_2356
Kuala Lumpur é diferente do que eu imaginava é mais organizada do que a ideia que eu tinha. Nas ruas uma grande mistura cultural e já vimos o número de muçulmanos aumentando muito! A cena era: mulheres cobrindo a cabeça , algumas inteiras cobertas, chinesas com seus mini shorts e muitos indianos com roupas coloridas e brilhantes é uma festa! E essa mistura se faz presente também na culinária que é uma mistura disto tudo como por exemplo o Cendol, esse doce típico daqui e no mesmo dia tomávamos café com Tosai, esse prato indiano!

IMG_2491

IMG_2319
Aproveitamos nosso tempo aqui para fazer várias pesquisas sobre os nossos próximos destinos e fizemos o visto do Vietnã.Caminhamos pela cidade, visitamos vários templos e pudemos ver algumas cerimônias hindu.Visitamos também a mesquita nacional da Malásia que é enorme e super moderna e o mais legal foi poder conversar com a senhora que trabalha ali que nos explicou mais coisas sobre o Islamismo! Você começa a enxergar tudo de uma outra forma quando passa a entender um pouco mais sobre cada religião o que torna a viagem anda mais rica na minha opinião!
Visitamos a Chinatown ,Little Índia e o mercado central.Passamos bastante tempo com a Sarra e o Allouau o que foi o ponto alto de Kuala Lumpur.

Daqui partimos para George Town em Penang para passar uma semana.Depois retornaríamos para Kuala Lumpur para passar mais tempo com a Sarra e não perder o festival hindu chamado Thaipusam!
Penang foi muito legal! Que cidade agradável, pelo menos na região da cidade antiga aonde ficamos hospedados em um hostel.
Penang tem uma região com várias pinturas nos muros que são demais!
E como o ano novo chinês está se aproximando tudo esta super colorido nas ruas, ou melhor, vermelho!

IMG_2406

IMG_2434

IMG_2468

IMG_2476
Os templos em Penang são maravilhosos! E foi aqui que visitamos um que, na minha opinião, foi um dos mais lindos que já vi! O nome é Kek Lok Si temple, é o maior templo budista do sudoeste asiático.

IMG_2424

IMG_2419

IMG_2423

IMG_2421

IMG_2422
Outros templos que visitamos e que também foram incríveis se chamam
Wat Chayamangkalaram e o Dharmikarama Burmese Temple.

IMG_2483

IMG_2484
Em Penang comemos quase todos os dias nas barracas nos mercados noturnos e conhecemos o Peter, ou melhor Nirav, seu nome recebido em um Ashram na Índia e que ele adotou para a vida! O Nirav tem 61 anos, viajou a primeira vez aos vinte e tantos anos e nunca mais voltou! Foi muito interessante ouvir suas histórias mesmo em alguns pontos serem um tanto quanto radicais para mim, mas o que serve para mim pode não servir para outra pessoa e vice verso.Cada um tem seu estilo de vida e eu não acho que existe um padrão correto para isso! Adoramos ouvi lo e demos muitas risadas juntos!

IMG_2442
No último dia fizemos um treking pelo parque nacional até chegar a “Turtle Beach” e depois voltamos! Umas três horas e meia de caminhada com muita natureza. Chegamos na praia doidos achando que poderíamos nos refrescar no mar mas ledo engano pois a praia é tomada por águas vivas e é proibido entrar no mar…..

IMG_2471

IMG_2473

IMG_2474
Bom voltamos para Kuala Lumpur para ir ao Thaipusam! No dia 03 de fevereiro acordamos cedinho e fomos!. Primeiro deixa eu explicar o que é o festival : é um festival sagrado celebrado pelos Hindus da região de Tamil, sul da India, é uma forma de agradecimento ao Subramaniam. É umas combinação de dolorosos atos de body piercing e pequenas espadas atravessando a boca como penitência pelos devotos com praticas religiosas. É considerado o mais elaborado e espetacular festival entre todos os festivais Hindus.
E nos constatamos o porque! Mais de um milhão de pessoas aqui em Kuala Lumpur, eles fazem uma procissão a partir do templo no centro da cidade até o templo em Batucaves, são quase 13 km! Sem comida, descalços,muitos com o corpo todo perfurado e vão cantando e dançando e muitos deles em transe!!!! É muito forte presenciar isso tudo!
Se você não vai de cabeça e coração abertos para olhar com sensibilidade e respeito a uma pratica religiosa tão diferente pode achar um pouco assustador e absurdo mas se for como nós a emoção toma conta! Muitas vezes bateu vontade de chorar de estar ali! De alegria claro!
Senti algo muito bom esse dia, uma felicidade imensa e passei o resto dos dias aqui em Kuala Lumpur pensando muito em como a viagem vai mudar a nossa vida! Em como estou orgulhosa por temos tido a coragem de estar aqui encarando o mundo com o coração aberto e deixando essa transformação interior acontecer mais e mais a cada dia!

IMG_2518-1

IMG_2517-1

IMG_2516-1

IMG_2521-0

IMG_2519-1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s