Singapura…o país sem chicletes!!

2015/01/img_2332.jpg
Após quase três semanas de descanso na Austrália colocamos o pé na estrada novamente! Dessa vez o destino foi Singapura.

Singapura é um país e uma cidade ao mesmo tempo ! é estranho sair do padrão que estamos acostumados de organização de um país e entender que Singapura é tudo uma coisa só né?! Aliás Singapura é Singapura! Uma cidade única que faz com que você desejasse que a sua cidade também fosse como ela!

Ficamos surpresos com o trânsito , ou melhor ,com a falta dele! Um país com mais ou menos cinco milhões de habitantes e completamente tranquila com poucos carros nas ruas e sem tráfego algum!
Claro que para isso acontecer o transporte público, tanto ônibus quanto metrô, são muito eficientes.

A cidade é extremamente limpa, não se vê nenhum papelzinho no chão e se alguém for visto pelas autoridades competentes jogando lixo no chão receberá uma multa por isso!

Aliás, Singapura aplica multa para várias coisas que nós jamais imaginaríamos como : cuspir no chão , carregar durian( a fruta fedorenta) em lugares públicos, arrancar flores,atravessar a rua fora da faixa de pedestres, jogar lixo no chão, fumar em lugares públicos e inclusive chicletes!

Explicando: mascar chiclete foi proibido sob pena de multa ou melhor, dizendo é proibido mascar, comprar, vender, fabricar e importar. A proibição ocorreu pelo fato de que as pessoas não estavam fazendo o descarte correto não jogando o luxo no luxo. O custo pra manter as ruas limpas e consertar os equipamentos de limpeza eram muito altos e o estopim foi quando o metrô, principal transporte público do país, passou a não funcionar propriamente por causa dos chicletes grudados nas portas dos vagões. Com tantos danos o governo então decidiu em 1992 banir o chiclete no país!

Não acho um absurdo esse monte de multas porque pela multa ou pela educação das pessoas isso funciona!

2015/01/img_2333.jpg

2015/01/img_2330.jpg

2015/01/img_2328.jpg

2015/01/img_2329.jpg

É impressionante o que o governo fez com o país desde a concessão britânica de autonomia em 1959. Quando perguntamos o que os locais acham do governo entendemos que a grande maioria aprova e vê como um governo muito bem preparado e qualificado para governar o país, porém é visto também por alguns com uma certa ressalva pois entendem que é autoritário e está ocorrendo um certo nepotismo. O Partido de Ação Popular ganhou todas as eleições desde a concessão britânica.

Não fizemos muito além de andar pela cidade observando tudo! A cidade é moderna com muitas áreas verdes, inclusive nos prédios que são um mais lindo do que o outro.

Além disso comemos muito! A comida em Singapura é conhecida mundialmente por ser deliciosa e de fato é! Pode ser caro comer em Singapura mas nós não gastávamos mais do que cinco dólares de Singapura ( mais ou menos dez reais) para comer e comida boa pois comíamos nos chamados ” hawker” . É uma área reservada para as diversas barracas de comida, em Singapura não existe mais vendedores de rua, foram todos concentrados nessa área chamada “hawker centre “e existem vários deles na cidade!
Cada refeição era uma alegria para escolher e ainda mais para comer! A comida em Singapura é uma mistura da culinária chinesa, indiana, árabe , tailandesa e malasia.

Um dos tradicionais pratos aqui, geralmente no café da manhã, se chama Kaya toast with eggs! Kaya são torradas com com geleia de côco e manteiga! Boa demais! A foto não é nossa, não dava tempo rsss é só para mostrar como é!

2015/01/img_2415.jpg

2015/01/img_2298.jpg

2015/01/img_2297.jpg

2015/01/img_2279.jpg
Fizemos Couchsurfing em Singapura e quem nos hospedou foi o Yong, ficamos em sua casa com toda a sua família!! Ficamos boquiabertos com o Yong que fala português além de praticar capoeira e gostar de forró! Foi um prazer nos hospedarmos na casa dele que além de tudo nos levou para conhecer o jardim botânico e a sua Universidade.

O jardim botânico é lindo, parece coisa de filme e o Orquidário é encantador!
A universidade é muito legal com uma estrutura moderna e ao mesmo tempo com muita área verde é muito linda.

Na nossa última noite fomos assistir ao show de luzes e água e nos emocionamos um pouquinho! Muito lindo, muito bem feito e emocionante! Foi um ótimo final de viagem por Singapura!

2015/01/img_2277-0.jpg

2015/01/img_2325-1.jpg

2015/01/img_2324-1.jpg

2015/01/img_2338-0.jpg

2015/01/img_2322-0.jpg

2015/01/img_2292.jpg

2015/01/img_2291.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s