Filipinas.. Altos e baixos!

2015/01/img_2170-1.jpg
Nāo foi fácil decidir em quais ilhas das Filipinas iríamos, afinal o país é composto por vários arquipélagos mais precisamente 7107 ilhas! É o décimo segundo país mais populoso do mundo!

Podemos chamar de aventura o que passamos nas Filipinas pois nossa estadia foi recheada de momentos bons e momentos ruins! tivemos direito a cenários simplesmente espetaculares, águas cristalinas, praias desertas, tensão em alto mar, tufão, tempestade de areia, banho de balde, noites bem dormidas e noites mau dormidas, pessoas interessantes e o nosso primeiro “acidente” da viagem ( posso dizer que a viagem até as Filipinas ficará literalmente marcada em mim )

O que vimos das Filipinas foi uma país com muita pobreza, uma capital maluca e enlouquecedora com muita sujeira e crianças pedindo dinheiro pelas ruas mas o que vimos além da capital foi encantador!
Apesar da pobreza e da falta de condições as pessoas ali são muito gentis e extremamente felizes! Você pode esperar ser muito bem tratado, provar o café da manhã filipino, a sobremesa halo halo, tomar muita água de coco, não deixar passar a banana empanada( uma das maravilhas da viagem toda!) e assistir lutas de galo se quiser pois eles são doidos por isso.

As praias com toda certeza fazem parte do paraíso! As ilhas estão se estruturando muito rápido para receberem turista apesar de ainda não estarem super estruturadas mas, pensando bem, para que tornar um pedacinho do paraíso como a ilha de Palawan que estivemos em um destino extremamente turístico se esse lugar ainda consegue conservar muito da sua essência?!

Ficamos três semanas nas Filipinas, voamos de Hong Kong até Manila e do aeroporto mesmo já decidimos ir até a praia de Talapam, na ilha de Mindoro, algo em torno de 04 horas de viagem.
Nossa pousada era uma maravilha, simples mas toda arrumadinha e os funcionários extremamente prestativos, aliás todos nas filipinas são assim! A praia ali era quase deserta, foi ótimo para descansar após a frenética Hong Kong.
<br />
2015/01/img_2104.jpg

2015/01/img_2081-0.jpg

2015/01/h_21061.jpg
No segundo dia ali quando estávamos voltando de uma trilha que subimos para visitar uma cachoeira e uma vila local, eu, que já havia previsto na ida que alguém poderia cair ali cumpri a minha profecia e com muito louvor! Acabei cortando o pulso. O problema era : estávamos no meio de uma ilha, em um lugar sem hospital. A solução : agradecemos muito ao casal de dentistas que estavam conosco e possuíam na pousada um kit de primeiros socorros e improvisaram todo o ” procedimento” ! Mas poucos dias após a coisa complicou, ficou feia e tive que pedir ajuda das amigas enfermeiras do Brasil e a Dra. Tati que me instruiu certinho! A pena é que o corte me deixou uma cicatriz horrorosa !

Esse foi um dos pontos ruins da viagem e o segundo não demorou muito para acontecer pois ainda na pousada recebemos a notícia do tufão que chegava nas Filipinas e decidimos sair da ilha e voltar a Manila um dia antes para não correr nenhum risco.

2015/01/img_2244.jpg
Bom chegamos em Manila e já de início me assustei com as crianças batendo na janela e tentando abrir a porta do taxi pedindo dinheiro, na cidade existe uma máfia por trás de tudo isso. A cidade nos lembrou em muitos pontos São Paulo e infelizmente foram nos pontos negativos, só queríamos ficar ali uma noite pois no dia seguinte pegaríamos o ferry para a ilha de Palawan.
Doce ilusão! Chegamos ao porto no dia seguinte e em razão do tufão todas as embarcações foram proibidas de navegar e os vôos também. Ficamos 5 dias presos em Manila em decorrência do tufão, o que não foi muito agradável pois como disse, Manila não é uma cidade muito agradável.
O ponto alto foi presenciar uma procisão imensa com cem imagens de santas que eu nem sonhava que existiam! Foi uma mistura de sons, pessoas de todas as idades, velas,danças, fanfarras e muuuito gente afinal a religião predominante nas Filipinas é o catolicismo.

2015/01/img_2245.jpg

2015/01/img_2239.jpg

2015/01/img_2242.jpg
Pegamos um vôo até Palawan, chegamos em Puerto Princesa e no dia seguinte fomos de van até El nido!

2015/01/img_2107.jpg

2015/01/img_2237.jpg
El nido é lindo! Vocês sabiam que o filme ” A Praia” foi gravado na Tailândia mas o livro que gerou o filme foi todo inspirado em El Nido?! Pois é, e não foi difícil entender os motivos que inspiraram o autor, as fotos falam por si só!
Para mim os únicos problemas dali foram: banho quente aqui é um luxo, portanto nossas estadias foram sem ( o que foi um desafio pra mim, eu detesto banho frio) e o hotel que ficamos nos últimos dias que fez com que eu sentisse muita falta de conforto e de casa! Na verdade essa falta que senti já vem de uma sequência de lugares meio ruinzinhos que tivemos que nos hospedar, mas estava ciente de que era um sentimento temporário.
De El Nido decidimos partir com a Tao Expedition , uma expedição com pessoas locais aonde navegaríamos por cinco dias até Coron passando e parando apenas em praias desertas e mais remotas, dormindo na praia mesmo, no maior estilo do filme ” Náufrago ” rsss.

2015/01/img_2303.jpg

2015/01/img_2302.jpg
As praias são de uma beleza imensurável, os peixes, a água….tudo lindo! Nem o banho de balde frio me incomodou com toda essa beleza ao redor.
Recomendamos a equipe do Tao para quem vai viajar até as Filipinas! A equipe é incrível, fazem tudo para que tudo seja perfeito pra você e a comida durante a expedição é boa demais (peixe mais fresco é impossível!) Estávamos em 12 pessoas ( gregos,alemães,holandesas, suíços, ingleses) mais a equipe ( todos filipinos).

Os únicos problemas que enfrentamos foi o Dadá que ficou muito mal com uma gripe muito forte e não pode aproveitar como gostaria, um vendaval em uma das noites que foi um pesadelo, impossível dormir com areia voando por todos os lados, dentro do olho, ouvido, na cama em tudo! E navegar no dia seguinte com essa mesma ventania! Ondas enormes e muita água entrando no barco, mas apesar de todos estarem meio tensos ao mesmo tempo estava divertido!

2015/01/img_2175.jpg

2015/01/img_2164.jpg

2015/01/img_2236.jpg

2015/01/img_2169-0.jpg

2015/01/img_2233.jpgj

2015/01/img_2234.jpg

2015/01/img_21541.jpg

2015/01/img_2231-0.jpg

2015/01/img_2162.jpg
Desembarcamos em Coron aonde pegamos o ferry de 16 horas até Manila para voarmos até Sidney aonde passamos o final do ano com um grande amigo e sua família aproveitando para dar uma pausa da correria da viagem.

Enfim, vou finalizar com mais fotos pois vale muito a pena e apesar dos pontos ruins da nossa viagem ainda recomendamos a visita a esse país!!!

2015/01/img_20881.jpg

2015/01/img_22271.jpg

2015/01/img_22261.jpg

2015/01/img_2231-01.jpg

2015/01/img_2157.jpg

2 comentários sobre “Filipinas.. Altos e baixos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s