Polônia..grata surpresa!!!

Nosso anfitriões em Varsóvia-  Maciek and Gauri!!

Nosso anfitriões em Varsóvia- Maciek and Gauri após o sofrido jogo do Brasil x Chile!

Não desistimos do blog,só estamos um pouco desatualizados!mas isso vai passar!

Quanto ao jogo, inexplicável do Brasil contra a Alemanha, assistimos na Hungria, já havíamos passado pela Polônia,mas esse péssimo dia em um bar lotado de alemães a gente conta no post da Hungria!!

Bom, nossa passagem pela Polônia foi muito legal, tanto que ficamos alguns dias a mais lá.Assim que pisamos na Polônia, olhamos um para o outro e falamos, quase que juntos ” estou sentindo que vamos gostar muuuuuito daqui”, e foi assim!!!

Nosso primeiro destino na Polônia foi uma cidade chamada GDANSK, uma cidade muito linda, situada no mar Báltico, é considerada como um destino de verão para muitos poloneses e turistas.

Como quase toda “old town”da Polonia, Gdansk foi quase toda destruída durante a segunda guerra mundial, assim como Varsóvia.

Ah e ainda descobrimos em um balneário lindo bem ao lado onde estava acontecendo naquele final de semana a Euro Copa de futebol de areia! Assistimos até um jogo da Espanha e Ucrânia, dia lindo, sol ,pessoas bonitas,musica, famílias inteiras, crianças, idosos,praia,um astral bem legal!

DSC02542 DSC02550 DSC02539

Em Gdansk ficamos em pensão, alias, que graça de pensão!!! Adoramos! A vantagem aqui é que a hospedagem é bem mais em conta se compararmos ao restante da Europa.Quem for para a Polônia, tem que conhecer essa cidade!!!

Depois partimos par VARSÓVIA, aonde o Maciek e sua namorada Gauri nos esperavam! Chegamos em um sábado para o almoço, comida indiana feita pela Gauri que é de Mumbai! Depois,  saímos para procurar um pub para assistir o jogo do Brasil contra o Chile, alias quanto sofrimento,que jogo difícil de acabar!! O bar inteiro acabou torcendo com a gente pelo Brasil!foi engraçado! Mas os mais loucos lá dentro, éramos nós! Acho que eles nos acham um pouco exaltados!comemoramos provando as vodckas ” caseiras” daqui! Varios sabores! Tem que degustar, faz parte da visita e são muito boas!

Varsóvia é a capital aqui da Polonia, a cidade foi praticamente toda destruída durante a segunda guerra mundial, aliás a cidade sofreu em todos os sentidos durante a segunda guerra mundial e durante todo o nazismo, comunismo, enfim, as atrocidades que foram cometidas aqui são chocantes.A cidade foi destruída.

Mas a cidade se reconstruiu e é uma cidade bem interessante, com ares mais modernos que as demais ( pelo menos na minha opinião),com quase dois milhões de habitantes, para nós até que não é muito, mas é uma das dez cidades mais populosas da União Européia.

Almoçamos em um restaurante comunista,ou melhor, hoje não mais, mas era um restaurante comunista e hoje continua no mesmo padrão, o preço é justíssimo, a comida muito gostosa, tipicamente polonesa, o dificil foi escolher e pedir comida em um menu totalmente em polonês e com funcionários que só falavam polonês ! mas nas mímicas e na coragem a gente consegue! Fica uma dica!

Tivemos um pequeno imprevisto aqui, para que a gente fique atento em todos os lugares, mesmo aonde é muito seguro, tentaram abrir o nosso carro durante a noite, vimos somente na manhã  seguinte pois a maçaneta estava estourada, mas desistiram por algum motivo! O pior problema disso foi o Dada e o Maciek que tiveram que passar quase quatro horas na delegacia para fazer um BO para o seguro! a diferença é que não foram quatro horas esperando para ser atendidos, pelo menos foram quatro horas já no atendimento rs….

Para o Dada um outro ponto forte da cidade foi o reencontro com o que ama tanto, mercado gráfico rs, primeiro no museu que visitamos pudemos ver as impressoras utilizadas clandestinamente pelos grupos anti comunistas para impressões de documentos falsos, jornais, panfletos etc.  E segundo porque os pais do Maciek são donos de uma das maios gráficas aqui da Polônia, e nós não sabíamos disso! Quando ele nos disse o Da fez questão de ir conhecer, passamos a tarde lá! Até eu estou aprendendo! Foi muito legal, ganhamos presentes e fomos muito bem recebidos!

DSC02588

Palacio da Cultura e Ciência, “presente”de Stalin, marco da influência soviética na Polônia

DSC02607

DSC02610

Impressora da época do comunismo usada nas impressões de documentos e jornais( anti comunistas clandestinas )

Depois seguimos para a CRACÓVIA,aonde fomos recebidos pelo Kris,pela Kinga e seu marido Maciek!!Muita chuva por lá, mas a cidade é bem linda! Uma das cidades mais conservadas, ou melhor, praticamente não foi atingida durante a Segunda Guerra Mundial. Fomos aos mercados locais, passeamos um pouco pela cidade antiga e vale a viagem! Quem vai a Polônia deve conhecer essa cidade, é muito bonita, e ainda tem esses cavalos maravilhosos para passear ( a gente não pagou para dar uma volta neles, mas é lindo só de ver!!!!).

DSC02660

 

DSC02657

Lá em Cracóvia também visitamos a mina de sal,um dos lugares mais visitados da Polônia, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1978, é uma das minas de sal mais antigas do mundo e que foi explorada sem interrupção desde o sec.XIII. Tem uma profundidade de 327 metros!!!! A gente pode descer até “apenas” aproximadamente 170 metros! Mas ainda assim, são 170 metros abaixo da terra!

Obvio, tudo é de sal lá dentro, tem estátuas, lustres lindíssimos,e até uma igreja toda esculpida no sal, e claro com a imagem do Papa João Paulo II, que por lá é adorado!

DSC02725

e desce,desce,desce,desce e desce mais!!!!

DSC02706 DSC02707

No ultimo dia fomos para AUSCHWITZ-BIRKENAUo maior símbolo do holocausto…triste,claro, terrível o que vimos, imaginar como era a vida nesses campos de concentração, imaginar o que estas pessoas passaram lá dentro…

Escolhi as fotos mais “tranquilas”para postar, algumas fotos são muito tristes, mostram coisas muitos tristes,mas é uma visita que vale muito a pena, não são horas felizes e alegres que se passa lá dentro,mas que vale para conhecer mais da história e principalmente para refletir nos homens, no poder, em Deus, na sua vida….enfim, foi muito válido!

DSC02731 DSC02750 DSC02759 DSC02773

E para fechar com chave de ouro, partindo da Polonia, na estrada, vimos um aeroporto e alguns voos com planadores, na hora mudamos o trajeto e fomos até la. O rapaz veio até nós e perguntou se gostaríamos de voar de avião, o Dada disse que queria, mas somente se fosse no planador…… e lá foi ele rsss

Comemorar que estacamos partindo para seu trigésimo país da melhor maneira possível: voando em um planador!

Ele amou!Foi muito legal! Pena que não consegui inserir o vídeo aqui!Mas foi uma aventura e tanto! Eu fiquei lá embaixo, adorando ver a alegria dele, e super empolgada, mas com um pouquinho de medo, um avião,sem hélice,sem motor,sem naaaada! rs Mas foi show de bola!

DSC02825 IMG_8894

 

 

Um comentário sobre “Polônia..grata surpresa!!!

  1. Que legal vcs estarem na terra dos meus familiares.
    Minha babcia (vó) veio com a família para o Brasil fugindo da guerra, justamente o que comentou, talvez se tivesse ficado aí hoje eu não existiria.
    E meu dziadek (vô) nasceu aqui no Brasil, mas seus pais tbm vieram fugindo do pior.

    Um dia ainda vou conhecer este lugar.

    Beijos cheios de saudades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s