LETÔNIA (LATVIA)….Inesquecível Solstício!!

Pronta para as comemorações do solstício!

Pronta para as comemorações do Solstício!

Saímos da Estonia em direção a Letonia! Aonde seriamos recebidos pelo Alex e sua filha Liga!!

Esse post  mas vale muito a pena!!

Chegamos por volta das oito da noite na cidade e fomos direto para a sua casa! O Alex também mora em um desses prédios construídos na época da União Soviética, aqui existem muitos deles,alias, a herança deixada desse passado tão recente ainda é muito forte,praticamente metade da população da Riga é composta por Russos!

Estava muito,mas muito frio!!!O Alex é uma pessoa maravilhosa! Nos recebeu muitíssimo bem e já no primeiro dia nos preparou um jantar delicioso ( diga-se de passagem ele cozinha muito,mas muito bem) e nos ofereceu um “hot drink” feito com um licor tradicional do país, elaborado apenas em Riga (para ver se esquentava um pouquinho porque eu venho sofrendo um “bocado” com o frio do verão daqui rs)! E novamente, pouco tempo depois já nos sentíamos em casa!Ainda mais quando chegou a querida,fofa e super animada Liga para deixar o astral da casa mais alto ainda!

Ficamos até de madrugada conversando, Dadá e Alex , Mirella e Liga ( ela fala muito assim como eu )! Era o segundo jogo o Brasil na copa, mas nem ligamos muito para isso neste dia!

Mi, Liga e Alex no dia em que chegamos!

Alguns dos muitos prédios construídos pela União Soviética

No dia seguinte chuva e mais frio! Foi nosso dia de preguiça! Não fizemos nada de especial, somente descansamos,fizemos algumas pesquisas que estavam em atraso e fomos ao mercado pois a noite o jantar foi nosso! E representamos bem nosso País!Fiz até bolo de milho!

Quinta-feira foi o dia de sair pela cidade! Passeamos por toda a old town e ficamos algum tempo perdidos dentro do Museu da Ocupação, lendo tudo e vendo todas as foto, é incrível a que ponto o ser humano pode chegar atrás de poder! Esse museu traz relatos e fotos que mostram toda a realidade das ocupações nazistas e comunistas ao longo do sec. XX e as atrocidades sofridas pelas populações da Letônia, Estônia e Lituânia entre 1941 a 1991 pelos nazistas e soviéticos.

Almoçamos em um restaurante bem tradicional, muito legal, se chama Ligo,com comidas locais e depois fomos a um mercado que é como se fosse um mercarão municipal!

Depois disso tudo, foi a hora de conhecer a tão famosa e absurdamente tradicional para os locais, a SAUNA!! O Alex os levou até a sauna aonde ele sempre frequenta! Sauna aqui é sagrado!

Para mim, Mirella, foi um tanto quanto diferente e incômoda no início essa experiência, acho que demorei mais para me adaptar do que o Dada rs mas no final adoramos a experiência!!! É diferente do Brasil, aqui a nudez é vista com muita naturalidade, os homens fazem sauna nus e as mulheres, em sua maioria, de topless, o Dada encarou no estilo letônio rs, eu fiquei com meu biquini mesmo rss !

Sauna na Letônia requer todo um procedimento especial e é levada muito a sério, é como se fosse uma purificação para o seu corpo. Você usa alguns ramos de plantas e ervas para, digamos, se “espanar?!”rs enquanto esta dentro da sauna ue é seca e com mais de 80 graus de temperatura, depois disso você sai e mergulha direto em uma água geladíssima,mais ou menos 8 graus e quando neva eles fazem isso na neve! Parece loucura falando assim, mas nós fizemos, e a sensação é maravilhosa! Não dá para explicar! Ahhh e é claro que da sauna não tiramos fotos né rs…

DSC02252 DSC02260

Nós deveríamos ter ido embora da casa do Alex neste dia, mas para variar ficamos mais um pouco rs, fomos convidados para comemorar com eles uma festa muito tradicional aqui, o Solstício, no sábado dia 21, e é CLARO que ficamos, é tudo que mais buscamos nessa viagem, esse tipo de coisa que normalmente turistas até desconhecem!

Nesta dia, 21/06, eles comemoram o SOLTÍCIO, ou o Summer Solstice, é a noite mais curta do ano ( ou o dia mais longo, fica a seu critério rs), o ritual é muito legal!!! ë um ritual pagão onde eles comemoram o início de um novo tempo, comemoram a chegada do Sol e a fertilidade. Todos ficam ao redor da fogueira, toda a noite, dançam e cantam musicas folclóricas e fazem oferendas na fogueira ao sol! Todos ficam acordados até o nascer do sol ( que , no caso não demora muito neste dia!).

Foi comemorado em um local afastado da cidade, como um sítio, onde as casas eram tão antigas que hoje é um pequeno museu! Não havia energia elétrica, geladeira,banheiro dentro da casa, e o fogão era a lenha! Adoramos passar uma noite assim, encaramos a aventura e amamos!

Foi muito especial compartilhar esse momento com essas pessoas, foi uma noite incrível, nós participamos de tudo, dançamos, cantamos( ou achamos que cantamos) só temos a agradecer pelas pessoas que estamos encontrando em nosso caminho que nos permitem entrar assim na vida delas!

Preparando as oferendas e as coroas!

Esperando o nascer do sol na noite mais curta do ano!;) já se passava de uma da manhã !

Esperando o nascer do sol na noite mais curta do ano!;) já se passava de uma da manhã !

Um dos rituais! Musica e dança Folclórica!

Um dos rituais! Musica e dança Folclórica!

DSC02348

As casas

DSC02330

A “geladeira”e o poço!

E por fim, Dada, Mi , Kity ( namorada do Alex, muito querida!) e o Alex!

E por fim, Dada, Mi , Kity ( namorada do Alex, muito querida!) e o Alex!

 

3 comentários sobre “LETÔNIA (LATVIA)….Inesquecível Solstício!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s