ESTÔNIA…!!

Imagem

Bom dia familia, amigos!!
Estamos em Riga ( Letônia) agora! Mas vamos falar um pouquinho da nossa experiência ( maravilhosa) na Estônia !!!!!!

Bom, para chegar até lá, saindo de Estocolmo onde estávamos mais uma vez pegamos o ferry! Dois na verdade, um até Helnsinki ( Finlândia- aonde passamos um dia) e outro até Tallinn( Estonia).

No Primeiro ferry era dia dos namorados e também dia do primeiro jogo do Brasil na copa!Foi romântico ( definitivamente o mar nessa viagem marcou nossas datas importantes até o momento) e engraçado, pois, como todo brasileiro, queriamos ver o jogo! Encontramos uma tv no navio e lá fomos nós, com mais um monte de alemães, russos, finlandeses, iranianos e tudo mais que vocês podem imaginar, juntos assistindo o jogo! Todo mundo ficava olhando pra ver a gente torcendo é alguns torcendo junto! Outros….. Contra!

Em Tallinn, chegamos dia 13/06 em um sábado no finalzinho da tarde e fomos direto ao encontro dos nossos anfitriões! Ilona e Marko!!!Alias quero fazer um parêntese aqui para falar um pouco sobre o que estamos fazendo, o Couchsurfing, que nos permite ser recebidos e nos hospedar em casa de locais apenas pelo intercâmbio cultural, a princípio estávamos um tanto quanto apreensivos mas a experiência continha sendo SENSASIONAL!! Se pudermos escolher entre nos hospedar em um hotel ou com essas pessoas maravilhosas que conhecemos, com toda certeza escolheríamos ficar com essas pessoas!

Imagem

Ilona, Mirella, Dada and the little Marko!

Acredito que fomos realmente abençoados em relação as pessoas que nos hospedaram, estamos sendo extremamente bem tratados e as pessoas são muito legais conosco! Elas realmente fazem de tudo para que possamos nos sentir em casa! Acredito que não é assim com todos e em todo lugar mas até o momento, só temos que agradecer e muito!

Por exemplo em Tallinn, os super queridos engraçados e “very very special ” Ilona e Marko!!! Foi triste demais nos despedir desse casal maravilhoso, que em poquissimo tempo, ou melhor, em pouquíssimas horas a sensação que tínhamos era de que estávamos sentados conversando e bebendo com amigos de anos e anos!!!!

Inclusive ,quandoé que teríamos a experiência de ficar hospedados em prédios tipicamente construídos na época da União Sovietica?! Ambos tinham descendência também russa, saímos de lá sabendo algumas poucas palavras em Russo que fomos capazes de aprender!!!

Já no sábado, ficamos em casa a noite e tomamos um “foguete” ao modo “russo” ( foto acima rs), foi muito engraçado! Imaginem o Dada que não é acostumado a beber assim e eu também , tomando shots e mais shots de vodcka que o Marko nos servia! Viramos a noite conversando, rindo (muuuuito), foi muito especial!

No domingo o Sol finalmente sorriu por aqui, porque apesar de ser verão, é um tanto quanto diferente do que a gente imagina no Brasil! Fomos a uma feira de rua, com barraquinhas de comidas típicas de Tallin e de varias outras localidades! Foi muito legal porque é um programa bem local, acredito que éramos praticamente os únicos turistas la! provamos de tudo um pouco! e ainda encontramos brasileiros  que moram aqui!

Depois, claro, saímos pela maravilhosa Old Town de Tallin! Já tinha ouvido muito sobre essa cidade e suas belezas, e posso agora confirmar que sim, Tallinn é linda! A cidade possui cerca de 400.00 habitantes, ou seja  quase um terço da população de todo o pais!!ë uma cidade que  fez parte da União Soviética e que sofreu bastante com a invasão da Alemanha Nazista. Tallinn, das capitais da União Européia é a cidade que mais possui nacionais de fora, devido a quantidade de não Estonianos, majoritariamente Russos, que participaram na imigração de outras repúblicas da antiga União Soviética para Tallinn!!

Old Town em Tallin! Patrimônio da Humanidade pela Unesco!

Rocca al Mare

Balanço tradicional so sec. XIII

Nos deveríamos ficar até segunda em Tallinn,mas como amamos a Ilona e o Marko, e eles insistiram rsssss ( mais ou menos isso rs) ficamos até terça! Jogamos “jenga”toda a noite, bebemos mais um vinhozinho, mais e mais risadas enfim, nos serviram snacks típicos da estonia ( bastante peixe  e pepinos aqui!) e foi mais uma noite divertida!

Na segunda visitamos um museu a céu aberto que chama-se Rocca Al Mare Museum, lá você pode verificar como eram as casas, escolas e tudo que envolve as vilas estonianas do sec. XIII!

E olha que coisa interessante, coisas que só acontecem viajando! Neste museu encontramos um rapaz que o Dada já tinha visto três vezes, em Helsinki, depois no Ferry de Helsinki para Tallinn e agora mais uma vez no Museu! Claro que fomos falar com ele e descobrimos que ele é um mexicano, que estava fazendo seu PHD em Barcelona e que estava viajando por algum tempo agora! Final da história: ele também viria para Riga( Letônia) , ia pedir carona nas estradas, por fim acabamos dando carona para ele até aqui, rachamos combustível rs, treinamos o espanhol e ainda tivemos uma companhia super agradável em nossa viagem! Chame-se Alberto!

No meio do caminho ainda paramos para conhecer mais duas cidades na Estônia, Haapsalu e Parnu! A primeira é a cidade mais antiga do pais! E realmente percebe-se isso ao se visitar a cidade! Mas é lindinha, vale muito a pena a parada! O único problema é que estava muuuuito frio, entre 5 e 7 graus!

Castelo em Haapsalu ( notem o verão aqui rs)

Haapsalu

Gostaríamos muito de poder passar mais tempo em Tallin, não pela cidade em si mas por eles!, Iona e Marko! Mas precisamos seguir com a nossa viagem…porem podemos afirmar uma coisa, deixamos amigos em Tallinn!

3 comentários sobre “ESTÔNIA…!!